Analogia de Buteco sobre um projeot java
Usando a analogia do restaurante, vou explicar cada uma das camadas já implementadas no seu projeto FlowDeck:
O Restaurante FlowDeck
Controller - O Maître D’ (ou Recepcionista)
O Maître D’ é quem fica na entrada do restaurante, recebe os clientes (requisições HTTP), entende o que eles desejam (parâmetros e corpo da requisição) e direciona o pedido para o lugar certo. Ele não cozinha, apenas organiza e encaminha.
No seu projeto, você tem:
- BoardController: Recebe pedidos relacionados aos quadros de tarefas (boards)
- BoardColumnController: Recebe pedidos para manipular as colunas dentro de um quadro
- CardController: Gerencia os pedidos relacionados aos cartões (cards/tarefas)
- BlockController: Lida com as requisições de bloqueio e desbloqueio de cartões
O Maître não prepara comida - ele apenas valida se o pedido faz sentido inicialmente (como verificar se há mesas disponíveis) e encaminha para a cozinha (Service).
Service - O Chef e sua Equipe
O Chef é quem realmente prepara a comida. Ele recebe os pedidos do Maître, coordena sua equipe, decide quais ingredientes usar (buscados na despensa/repositório), aplica as técnicas culinárias (lógica de negócio) e garante que o prato final esteja de acordo com as regras do restaurante.
No FlowDeck, você tem:
- BoardService: Responsável pela criação, atualização e gerenciamento dos quadros
- BoardColumnService: Gerencia as colunas, sua ordem, tipos e validações específicas
- CardService: Controla a criação de cartões, sua movimentação entre colunas
- BlockService: Implementa a lógica de bloquear/desbloquear cartões
O Chef não busca os ingredientes diretamente no mercado (banco de dados) - ele pede para os repositórios.
Repository - O Despenseiro/Almoxarife
O Despenseiro é responsável por fornecer os ingredientes (dados) quando o Chef precisa. Ele conhece o estoque (banco de dados), sabe como organizar, guardar e recuperar cada item.
No seu projeto:
- BoardRepository: Busca, salva e manipula os quadros no banco de dados
- BoardColumnRepository: Gerencia as colunas no banco
- CardRepository: Responsável pelo armazenamento e recuperação dos cartões
- BlockRepository: Manipula os registros de bloqueios dos cartões
Model - Os Ingredientes e Receitas
Expandindo a analogia, as classes de modelo são como os ingredientes e as receitas padronizadas:
- Board: É como o cardápio inteiro - contém várias seções (colunas)
- BoardColumn: Representa uma seção do cardápio (entradas, pratos principais, etc.)
- Card: É como um prato específico que está sendo preparado
- Block: Representa uma restrição temporária em um prato (como “sem disponibilidade hoje”)
- BoardColumnKind: É como as categorias de pratos (entrada, prato principal, sobremesa, etc.)
Exception - O Sistema de Segurança
O GlobalExceptionHandler é como o sistema de segurança do restaurante - quando algo dá errado (uma exceção ocorre), ele intervém e decide como resolver a situação de maneira ordenada, sem causar pânico entre os clientes.
A transação mencionada anteriormente
Voltando ao problema específico que discutimos:
Quando um cliente (usuário da API) faz um pedido dizendo “quero adicionar esta seção (coluna) neste cardápio específico (board)”, o Maître (Controller) está ouvindo o nome do cardápio, mas não está informando isso ao Chef (Service).
O Chef está tentando preparar a seção do cardápio sem saber a qual cardápio ela pertence. A solução é fazer com que o Maître informe claramente ao Chef qual é o cardápio (board) para o qual a nova seção (coluna) deve ser criada.
Esta é uma estrutura bem organizada que segue o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller), adaptado para aplicações web com uma camada adicional de serviço, comum em aplicações Spring Boot.