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Analogia de Buteco sobre um projeot java

Usando a analogia do restaurante, vou explicar cada uma das camadas já implementadas no seu projeto FlowDeck:

O Restaurante FlowDeck

Controller - O Maître D’ (ou Recepcionista)

O Maître D’ é quem fica na entrada do restaurante, recebe os clientes (requisições HTTP), entende o que eles desejam (parâmetros e corpo da requisição) e direciona o pedido para o lugar certo. Ele não cozinha, apenas organiza e encaminha.

No seu projeto, você tem:

  1. BoardController: Recebe pedidos relacionados aos quadros de tarefas (boards)
  2. BoardColumnController: Recebe pedidos para manipular as colunas dentro de um quadro
  3. CardController: Gerencia os pedidos relacionados aos cartões (cards/tarefas)
  4. BlockController: Lida com as requisições de bloqueio e desbloqueio de cartões

O Maître não prepara comida - ele apenas valida se o pedido faz sentido inicialmente (como verificar se há mesas disponíveis) e encaminha para a cozinha (Service).

Service - O Chef e sua Equipe

O Chef é quem realmente prepara a comida. Ele recebe os pedidos do Maître, coordena sua equipe, decide quais ingredientes usar (buscados na despensa/repositório), aplica as técnicas culinárias (lógica de negócio) e garante que o prato final esteja de acordo com as regras do restaurante.

No FlowDeck, você tem:

  1. BoardService: Responsável pela criação, atualização e gerenciamento dos quadros
  2. BoardColumnService: Gerencia as colunas, sua ordem, tipos e validações específicas
  3. CardService: Controla a criação de cartões, sua movimentação entre colunas
  4. BlockService: Implementa a lógica de bloquear/desbloquear cartões

O Chef não busca os ingredientes diretamente no mercado (banco de dados) - ele pede para os repositórios.

Repository - O Despenseiro/Almoxarife

O Despenseiro é responsável por fornecer os ingredientes (dados) quando o Chef precisa. Ele conhece o estoque (banco de dados), sabe como organizar, guardar e recuperar cada item.

No seu projeto:

  1. BoardRepository: Busca, salva e manipula os quadros no banco de dados
  2. BoardColumnRepository: Gerencia as colunas no banco
  3. CardRepository: Responsável pelo armazenamento e recuperação dos cartões
  4. BlockRepository: Manipula os registros de bloqueios dos cartões

Model - Os Ingredientes e Receitas

Expandindo a analogia, as classes de modelo são como os ingredientes e as receitas padronizadas:

  1. Board: É como o cardápio inteiro - contém várias seções (colunas)
  2. BoardColumn: Representa uma seção do cardápio (entradas, pratos principais, etc.)
  3. Card: É como um prato específico que está sendo preparado
  4. Block: Representa uma restrição temporária em um prato (como “sem disponibilidade hoje”)
  5. BoardColumnKind: É como as categorias de pratos (entrada, prato principal, sobremesa, etc.)

Exception - O Sistema de Segurança

O GlobalExceptionHandler é como o sistema de segurança do restaurante - quando algo dá errado (uma exceção ocorre), ele intervém e decide como resolver a situação de maneira ordenada, sem causar pânico entre os clientes.

A transação mencionada anteriormente

Voltando ao problema específico que discutimos:

Quando um cliente (usuário da API) faz um pedido dizendo “quero adicionar esta seção (coluna) neste cardápio específico (board)”, o Maître (Controller) está ouvindo o nome do cardápio, mas não está informando isso ao Chef (Service).

O Chef está tentando preparar a seção do cardápio sem saber a qual cardápio ela pertence. A solução é fazer com que o Maître informe claramente ao Chef qual é o cardápio (board) para o qual a nova seção (coluna) deve ser criada.

Esta é uma estrutura bem organizada que segue o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller), adaptado para aplicações web com uma camada adicional de serviço, comum em aplicações Spring Boot.