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Estatística Aplicada - Aula 02

Panorama Histórico

A Estatística é recente ou não?

Não, ela se assemelha ao tempo da matemática. Segundo alguns estatísticos ela é tão antiga quanto a matemática, mais ou menos 5 mil anos antes de Cristo.

Em relação a hoje, como era a estatística antigamente?

Era bem rudimentar. Não havia estatística naquele tempo, ao menos não do modo que temos hoje, por exemplo, o Governo não recebia dados estatísticos.

Naquele tempo, não se registrava crianças, e o capitólio não tinha conhecimento nem sobre nascimentos ou óbitos. Alguns registros eram apenas rabiscos ou breves anotações (sendo a anotação um dos itens mais antigos da sociedade humana). O Governo não possuia um censo de nada, as famílias, quando não estavam dispersas, é quem anotavam algumas questões.

A partir de quando começou a surgir as primeiras análises estatísticas?

Foi a partir do sećulo XVI, onde as primeiras tabelas com dados surgiram.

O que ocorreu no século XVIII ?

Nesse século a estatística deu um grande impulso, tendo os seguintes fatores:

  • Foi batizada com o nome de Estatística, por Godofredo Achenwall;
  • Passou a ser uma ciência ligada aos neǵocios dos Estados;
  • Godofredo introduziu o conceito de Blaise Pascal -> Teoria das Chances (probabilidade)

A partir do século XIX como se apresentou a estatística?

A partir deste século, ela passou a estar presente em todas as situações. No cotidiano, no comércio, nas indústrias e outros.

Como Ronald A. Fisher definiu a estatística?

Considerou que a estatística é uma matemática aplicada, e apresentou os princípios de planejamentos de experimentos, introduzindo o método de aleatorização e análise de variância.

Fases do método estatístico

  1. Identificar ou definir o Problema.
  • O que fazer.
  1. Planejamento.
  • Como fazer.
  1. Coleta de dados
  2. Organização dos dados
  3. Resumo dos dados em tabelas e gráficos
  4. Apresentação destes dados
  5. Análise e interpretação dos dados

Objeto da estatística

  • Estudo dos experimentos.
  • Análise.
  • Interpretação

Diferenças entre a Matemática e a Estatística

A Estatística trabalha com quantidade, aproximação e projeção. Diferente da matemática que, sendo exata, não permite uma aproximação ou projeção, o resultado é o que é.

Se na matemática 2+3=5, para a estatística é 5 ou próximo de 5.

Divisão da Estatística

  • Descritiva:
    • Analisa, descreve, faz tabelas e gráficos simples, tirando conclusões simples.
  • Indutiva (ou Inferencial):
    • Analisa, descreve, faz tabelas e gráficos mais elaborados, fazendo conclusões profundas

População

É o todo do experimento que o pesquisador irá pesquisar. Este todo considera a população pesquisada. E não é população de povo, mas de popular. Ou seja, “Todas as frutas” é a população de frutas, “Todo o sangue” é a população de sangue.

Em estatística População é o todo.

População de Interesse

É a parte que interessa ao pesquisador. Os dados representarão a população por compleo, mas a População de interesse é aquela que formará a informação.

Amostra

Uma porção ou parte de uma população.

Problemas com amostras

  • Qualquer amostra é adequada para um resultado satisfatório em estatística?
    • Não. Existem três critérios de amostra adequada.
      • Nunca se deve pesquisar menos que 10% da população de interesse;
      • A retirada da amostra precisa ser feita em toda a extensão da população de interesse
      • A colheita dessa amostra precisa ser aleatória.

Exercícios

Gabriel Coelho Soares

  1. A partir do século XVIII por Godofredo Achenwall.

  2. Godofredo Achenwal foi um historiador e jurista alemão. Foi um dos intelectuais que mais contribuiu para o desenvolvimento da Estatística (batizando-a)

  3. Considerou que a estatística é uma matemática aplicada, e apresentou os princípios de planejamentos de experimentos, introduzindo o método de aleatorização e análise de variância.

  4. Em estudos meteorológicos, em empresas de todo o tipo, porte e ramo, em monografias. A estatística está ligada a todos os ramos empresariais, industriais e cotidianos.

  5. IBGE, DataFolha, FGV, Climatempo, entre outras.

  6. Não necessariamente. Vemos, no estudo da estatística, que ela difere da matemática justamente na sua exatidão. A Estatística prevê um valor, mas mais que o valor em si, é uma aproximação. Logo, é correto afirmar que não chegará exatamente nos 80% mas algo próximo disso.

  7. Tratando-se de estatística pode ou não chover conforme a descrição.

  8. População é o todo que está sendo pesquisado, enquanto População de Interesse é o objeto principal do estudo, aquilo em que o pesquisador irá focar sua atenção, o seu interesse. No entanto, pode acontecer de um ser exatamente o outro.

  9. Para colher uma amostra:

  • É necessária pesquisar ao menos 10% da população de interesse;
  • A retirada desta amostra precisa ser feita em toda a extensão da população;
  • A colheita precisa ser aleatória.
  1. Deve-se retirar os abacaxis e separa-los em setores. Recolher 10% de cada setor aleatoriamente para realizar uma amostra eficaz. Assim, é incorreto afirmar que que todos não estão dulcificados.

  2. A primeira (Descritiva) é mais simplificada, enquanto a segunda (Inferencial) tem por foco ser mais detalhada. Em seu teor, só diferem nisto, pois ambas Analisam, Descrevem e compõem tabelas e gráficos.

  • Identificar ou definir o problema;
  • Planejamento;
  • Coleta de dados
  • Organização dos dados
  • Resumo dos dados em tabelas e gráficos
  • Apresentação destes dados
  • Análise e interpretação dos dados
  1. Gerar novos dados atualizados da quantidade de pessoas viventes para incrementar nos dados estatísticos.

  2. 4*80 = 320.

  • Deve-se provar 32 laranjas para chegar a conclusão de estarem boas.
  • Todas as laranjas são a população.
  • As laranjas provadas são a amostra.
  1. A melhor forma seria colher 8 unidades de laranja de cada saco de maneira aleatória. Isto representa 10% de cada saco, passo importante para realizar corretamente a coleta da amostra.

  2. a) População: TODAS as as precipitações pluviométricas.
    Amostra: Precipitações pluviométricas de 1960 a 1983

b) População: TODOS os 500 pés de manga
Amostra: 80 pés de manga

c) População: TODOS os alunos da escola
Amostra: 100 alunos sorteados

d) População: TODA a população urbana
Amostra: População Urbana de 1960 à 1980.

e) População: TODOS os pagamentos do ICMS
Amostra: Pagamentos do ICMS de duas empresas da região de Limeira.

  1. Agrupar os dados, transforma-los em informação e melhorar a compreensão destas.