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Classificação E Curva ABC

Classificação ABC e Curva ABC

Tabela de Pareto

Eixo \ ClasseABC
Ordenada (valor)67%-75%15-30%5-10%
Abscissa (item/quantidade)10%-20%20-35%50-70%

Podemos usar a tabela de Pareto para verificar a acuracidade do Estoque. Para isso, existem algumas regras:

  • 1º Verificamos os produtos de classe A;
  • 2º Verificamos os produtos de classe C;
  • Por fim, inserimos os produtos da B.

Definição

Classe A → São itens de grande importância e que merecem uma atenção especial da Administração

Classe B → São itens considerados intermediários

Classe C → São itens de baixo valor e que merecem pouca atenção da administração.

Como definir as classes para os itens e construir a curva?

No exemplo do professor, ele montou uma tabela com 10 produtos e precisávamos fazer alguns cálculos simples para definir os produtos em classes A, B e C.

Representação das primeiras quatro colunas da tabela

MaterialValor UnitárioQuantidadeValor Total
A1,0010.000
B12,0010.200
C3,0090.000
D6,004.500
E10,007.000
F1.200,0020
G0,6042.000
H28,008.000
I4,001.800
J60,00130

A tabela inicialmente vinha com esses valores. Com isso, temos o primeiro passo claro em mente: Resolver o valor total. Para isto, basta multiplicar o valor unitário pela quantidade

MaterialValor Total
A10.000,00
B122.400,00
C270.000,00
D27.000,00
E70.000,00
F24.000,00
G25.200,00
H224.000,00
I7.200,00
J7.800,00

Representação das próximas quatro colunas

GrauOrdemMaterialValor Total
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

[!hint] Importante A Coluna ordem sempre irá do número 1 ao enésimo número de elementos. Como estamos indo de A a J, temos 10 elementos/materiais nesta tabela para a definição ABC.

Tendo em mente que teremos de ordenar os itens, a regra do próximo passo é: Identificar os produtos/itens de maior valor e definir um grau para eles. A partir deste grau reordenar conforme a ordem. Pode parecer confuso, mas é bem simples. Vamos juntar as colunas para visualizar melhor abaixo:

MaterialValor UnitárioQuantidadeValor TotalGrauOrdem
A1,0010.00010.000,001
B12,0010.200122.400,002
C3,0090.000270.000,003
D6,004.50027.000,004
E10,007.00070.000,005
F1.200,002024.000,006
G0,6042.00025.200,007
H28,008.000224.000,008
I4,001.8007.200,009
J60,001307.800,0010

Agora é só encontrar o valor mais alto e atribuir o grau “1” para ele.

MaterialValor UnitárioQuantidadeValor TotalGrauOrdem
A1,0010.00010.000,001
B12,0010.200122.400,002
C3,0090.000270.000,0013
D6,004.50027.000,004
E10,007.00070.000,005
F1.200,002024.000,006
G0,6042.00025.200,007
H28,008.000224.000,008
I4,001.8007.200,009
J60,001307.800,0010

Agora o 2º maior valor (e assim sucessivamente)…

MaterialValor UnitárioQuantidadeValor TotalGrauOrdem
A1,0010.00010.000,0081
B12,0010.200122.400,0032
C3,0090.000270.000,0013
D6,004.50027.000,0054
E10,007.00070.000,0045
F1.200,002024.000,0076
G0,6042.00025.200,0067
H28,008.000224.000,0028
I4,001.8007.200,00109
J60,001307.800,00910

Agora, é só copiar o nome do material com seu valor total na ordem desejada a partir do grau de cada um:

GrauOrdemMaterialValor Total
81C270.000,00
32H224.000,00
13B122.400,00
54E70.000,00
45D27.000,00
76G25.200,00
67F24.000,00
28A10.000,00
109J7.800,00
910I7.200,00

Últimas 3 colunas

Valor total acumulado%Classe

As últimas três colunas é onde contém boa parte dos cálculos. Na coluna Valor Total acumulado o passo a passo é o seguinte:

  • Na primeira linha, repetir o valor do item de ordem 1 (neste caso, o item C)
Valor total acumulado%Classe
270.000,00 (C)
  • A partir das próximas linhas, iremos somar o valor dos itens abaixo sucessivamente. Então, para a linha 2, temos $270000+224000$
Valor total acumulado%Classe
270.000,00 (C)
494.000,00 (C+H)
616.400,00 (C+H+B…)
686.400,00
713.400,00
738.600,00
762.600,00
772.600,00
780.400,00
787.600,00 (valor total)

A partir desse valor total, podemos calcular a porcentagem com a seguinte fórmula: $$ \frac{\text{valor acumulado}}{\text{valor total}} \times 100 = \text{porcentagem} $$ Então, para o último valor, sabemos que a porcentagem é, automaticamente, 100. Mas para questões didáticas, vamos fazer a porcentagem do item C (primeira linha). $$ \frac{270000}{787600} \times 100 \approx 0.3428 \times 100 \approx 34.22 $$

[!note] IMPORTANTE Neste caso, não utilizaremos as duas casas decimais para inserir o valor na tabela!

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034
494.000,00
616.400,00
686.400,00
713.400,00
738.600,00
762.600,00
772.600,00
780.400,00
787.600,00100

Basta seguir as linhas conforme a fórmula para preencher as demais porcentagens.

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034
494.000,0062
616.400,0078
686.400,0087
713.400,0090
738.600,0093
762.600,0096
772.600,0098
780.400,0099
787.600,00100

Finalmente, o processo de definição das classes

No início desta aula foi passada uma ![[#Tabela de Pareto]]A partir dela analisaremos as porcentagens de cada item, bem como a quantia de cada um para definir as classes, lembrando sempre das regras acima.

Definindo a Classe A

Para definir a classe A, olhamos de cima para baixo na tabela, observando os valores que, acumulados/somados, chegam na faixa dos 67-75%.

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034 ↓
494.000,0062 ↓
616.400,0078 (passa de 75)
686.400,0087
713.400,0090
738.600,0093
762.600,0096
772.600,0098
780.400,0099
787.600,00100

A partir do momento que passa de 75%, precisamos observar se a quantidade de itens anteriores compreende de 10-20% do total de itens. Como, neste caso, foram dois itens anteriores (C e H), sabemos que 20% de 10 itens são 2 itens. Com esta constatação, podemos inserir tais itens dentro da classe A.

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034A
494.000,0062A
616.400,0078
686.400,0087
713.400,0090
738.600,0093
762.600,0096
772.600,0098
780.400,0099
787.600,00100
Definindo a Classe C

Para definir a classe C, fazemos o inverso da classe A, olhando para a tabela de baixo para cima, observando primeiramente a maior quantidade possível de itens (70%).

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034A
494.000,0062A
616.400,0078
686.400,0087↑ (70% atingido)
713.400,0090
738.600,0093
762.600,0096
772.600,0098
780.400,0099
787.600,00100

Agora, não é somente a quantidade de itens que importa, mas o valor de cada um precisa estar entre 5-10% do valor total.

[!important] IMPORTANTE!!! Como estamos “subindo” na tabela, a porcentagem será sempre o valor da linha superior da linha analisada subtraída dos 100%. Assim, ao analisarmos o item E (linha dos 70% atingido), a porcentagem não é 13 (100-87), e sim 22% ($100-78=22$).

Com a constatação acima, sabemos que 22% passa dos 10% do valor. Como podemos ir de 50-70% dos itens, podemos analisar os demais abaixo:

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034A
494.000,0062A
616.400,0078
686.400,0087↑ (22% do valor - está fora)
713.400,0090↑ (13% do valor - está fora)
738.600,0093↑ (10% do valor - está dentro)
762.600,0096
772.600,0098
780.400,0099
787.600,00100

Como o item G está dentro dos 50% de itens, e está dentro do valor, podemos então, afirmar que dele, para baixo, todos os itens são de classe C.

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034A
494.000,0062A
616.400,0078
686.400,0087
713.400,0090
738.600,0093C
762.600,0096C
772.600,0098C
780.400,0099C
787.600,00100C
Classe B

Agora, é só preencher o restante com os itens de classe B.

Valor total acumulado%Classe
270.000,0034A
494.000,0062A
616.400,0078B
686.400,0087B
713.400,0090B
738.600,0093C
762.600,0096C
772.600,0098C
780.400,0099C
787.600,00100C

Como responder na prova?

Após realizar todos os cálculos e constatar as Classes de cada item, precisaremos preencher uma [[#Tabela de Pareto]] com base nas informações que chegamos.

RESPOSTAABC
$%
IT %

Agora é preencher as porcentagens que chegamos. O mais fácil de preencher, é a linha da porcentagem dos itens. Começaremos com ela:

RESPOSTAABC
$%
IT %203050

Temos tais porcentagens pois, de 10 itens, 2 são de classe A, 3 de classe B e 5 de classe C.

Para a porcentagem do dinheiro, temos que analisar da mesma maneira que identificamos as classes. Para a classe A de cima para baixo, para a Classe C de baixo para cima, e a classe B o restante.

RESPOSTAABC
$%622810
IT %203050
Cálculo TPM