Classificação E Curva ABC
Classificação ABC e Curva ABC
Tabela de Pareto
| Eixo \ Classe | A | B | C |
|---|---|---|---|
| Ordenada (valor) | 67%-75% | 15-30% | 5-10% |
| Abscissa (item/quantidade) | 10%-20% | 20-35% | 50-70% |
Podemos usar a tabela de Pareto para verificar a acuracidade do Estoque. Para isso, existem algumas regras:
- 1º Verificamos os produtos de classe A;
- 2º Verificamos os produtos de classe C;
- Por fim, inserimos os produtos da B.
Definição
Classe A → São itens de grande importância e que merecem uma atenção especial da Administração
Classe B → São itens considerados intermediários
Classe C → São itens de baixo valor e que merecem pouca atenção da administração.
Como definir as classes para os itens e construir a curva?
No exemplo do professor, ele montou uma tabela com 10 produtos e precisávamos fazer alguns cálculos simples para definir os produtos em classes A, B e C.
Representação das primeiras quatro colunas da tabela
| Material | Valor Unitário | Quantidade | Valor Total |
|---|---|---|---|
| A | 1,00 | 10.000 | |
| B | 12,00 | 10.200 | |
| C | 3,00 | 90.000 | |
| D | 6,00 | 4.500 | |
| E | 10,00 | 7.000 | |
| F | 1.200,00 | 20 | |
| G | 0,60 | 42.000 | |
| H | 28,00 | 8.000 | |
| I | 4,00 | 1.800 | |
| J | 60,00 | 130 |
A tabela inicialmente vinha com esses valores. Com isso, temos o primeiro passo claro em mente: Resolver o valor total. Para isto, basta multiplicar o valor unitário pela quantidade
| Material | Valor Total |
|---|---|
| A | 10.000,00 |
| B | 122.400,00 |
| C | 270.000,00 |
| D | 27.000,00 |
| E | 70.000,00 |
| F | 24.000,00 |
| G | 25.200,00 |
| H | 224.000,00 |
| I | 7.200,00 |
| J | 7.800,00 |
Representação das próximas quatro colunas
| Grau | Ordem | Material | Valor Total |
|---|---|---|---|
| 1 | |||
| 2 | |||
| 3 | |||
| 4 | |||
| 5 | |||
| 6 | |||
| 7 | |||
| 8 | |||
| 9 | |||
| 10 |
[!hint] Importante A Coluna ordem sempre irá do número 1 ao enésimo número de elementos. Como estamos indo de A a J, temos 10 elementos/materiais nesta tabela para a definição ABC.
Tendo em mente que teremos de ordenar os itens, a regra do próximo passo é: Identificar os produtos/itens de maior valor e definir um grau para eles. A partir deste grau reordenar conforme a ordem. Pode parecer confuso, mas é bem simples. Vamos juntar as colunas para visualizar melhor abaixo:
| Material | Valor Unitário | Quantidade | Valor Total | Grau | Ordem |
|---|---|---|---|---|---|
| A | 1,00 | 10.000 | 10.000,00 | 1 | |
| B | 12,00 | 10.200 | 122.400,00 | 2 | |
| C | 3,00 | 90.000 | 270.000,00 | 3 | |
| D | 6,00 | 4.500 | 27.000,00 | 4 | |
| E | 10,00 | 7.000 | 70.000,00 | 5 | |
| F | 1.200,00 | 20 | 24.000,00 | 6 | |
| G | 0,60 | 42.000 | 25.200,00 | 7 | |
| H | 28,00 | 8.000 | 224.000,00 | 8 | |
| I | 4,00 | 1.800 | 7.200,00 | 9 | |
| J | 60,00 | 130 | 7.800,00 | 10 |
Agora é só encontrar o valor mais alto e atribuir o grau “1” para ele.
| Material | Valor Unitário | Quantidade | Valor Total | Grau | Ordem |
|---|---|---|---|---|---|
| A | 1,00 | 10.000 | 10.000,00 | 1 | |
| B | 12,00 | 10.200 | 122.400,00 | 2 | |
| C | 3,00 | 90.000 | 270.000,00 | 1 | 3 |
| D | 6,00 | 4.500 | 27.000,00 | 4 | |
| E | 10,00 | 7.000 | 70.000,00 | 5 | |
| F | 1.200,00 | 20 | 24.000,00 | 6 | |
| G | 0,60 | 42.000 | 25.200,00 | 7 | |
| H | 28,00 | 8.000 | 224.000,00 | 8 | |
| I | 4,00 | 1.800 | 7.200,00 | 9 | |
| J | 60,00 | 130 | 7.800,00 | 10 |
Agora o 2º maior valor (e assim sucessivamente)…
| Material | Valor Unitário | Quantidade | Valor Total | Grau | Ordem |
|---|---|---|---|---|---|
| A | 1,00 | 10.000 | 10.000,00 | 8 | 1 |
| B | 12,00 | 10.200 | 122.400,00 | 3 | 2 |
| C | 3,00 | 90.000 | 270.000,00 | 1 | 3 |
| D | 6,00 | 4.500 | 27.000,00 | 5 | 4 |
| E | 10,00 | 7.000 | 70.000,00 | 4 | 5 |
| F | 1.200,00 | 20 | 24.000,00 | 7 | 6 |
| G | 0,60 | 42.000 | 25.200,00 | 6 | 7 |
| H | 28,00 | 8.000 | 224.000,00 | 2 | 8 |
| I | 4,00 | 1.800 | 7.200,00 | 10 | 9 |
| J | 60,00 | 130 | 7.800,00 | 9 | 10 |
Agora, é só copiar o nome do material com seu valor total na ordem desejada a partir do grau de cada um:
| Grau | Ordem | Material | Valor Total |
|---|---|---|---|
| 8 | 1 | C | 270.000,00 |
| 3 | 2 | H | 224.000,00 |
| 1 | 3 | B | 122.400,00 |
| 5 | 4 | E | 70.000,00 |
| 4 | 5 | D | 27.000,00 |
| 7 | 6 | G | 25.200,00 |
| 6 | 7 | F | 24.000,00 |
| 2 | 8 | A | 10.000,00 |
| 10 | 9 | J | 7.800,00 |
| 9 | 10 | I | 7.200,00 |
Últimas 3 colunas
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
As últimas três colunas é onde contém boa parte dos cálculos. Na coluna Valor Total acumulado o passo a passo é o seguinte:
- Na primeira linha, repetir o valor do item de ordem 1 (neste caso, o item C)
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 (C) | ||
- A partir das próximas linhas, iremos somar o valor dos itens abaixo sucessivamente. Então, para a linha 2, temos $270000+224000$
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 (C) | ||
| 494.000,00 (C+H) | ||
| 616.400,00 (C+H+B…) | ||
| 686.400,00 | ||
| 713.400,00 | ||
| 738.600,00 | ||
| 762.600,00 | ||
| 772.600,00 | ||
| 780.400,00 | ||
| 787.600,00 (valor total) |
A partir desse valor total, podemos calcular a porcentagem com a seguinte fórmula: $$ \frac{\text{valor acumulado}}{\text{valor total}} \times 100 = \text{porcentagem} $$ Então, para o último valor, sabemos que a porcentagem é, automaticamente, 100. Mas para questões didáticas, vamos fazer a porcentagem do item C (primeira linha). $$ \frac{270000}{787600} \times 100 \approx 0.3428 \times 100 \approx 34.22 $$
[!note] IMPORTANTE Neste caso, não utilizaremos as duas casas decimais para inserir o valor na tabela!
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | |
| 494.000,00 | ||
| 616.400,00 | ||
| 686.400,00 | ||
| 713.400,00 | ||
| 738.600,00 | ||
| 762.600,00 | ||
| 772.600,00 | ||
| 780.400,00 | ||
| 787.600,00 | 100 |
Basta seguir as linhas conforme a fórmula para preencher as demais porcentagens.
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | |
| 494.000,00 | 62 | |
| 616.400,00 | 78 | |
| 686.400,00 | 87 | |
| 713.400,00 | 90 | |
| 738.600,00 | 93 | |
| 762.600,00 | 96 | |
| 772.600,00 | 98 | |
| 780.400,00 | 99 | |
| 787.600,00 | 100 |
Finalmente, o processo de definição das classes
No início desta aula foi passada uma ![[#Tabela de Pareto]]A partir dela analisaremos as porcentagens de cada item, bem como a quantia de cada um para definir as classes, lembrando sempre das regras acima.
Definindo a Classe A
Para definir a classe A, olhamos de cima para baixo na tabela, observando os valores que, acumulados/somados, chegam na faixa dos 67-75%.
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 ↓ | |
| 494.000,00 | 62 ↓ | |
| 616.400,00 | 78 (passa de 75) | |
| 686.400,00 | 87 | |
| 713.400,00 | 90 | |
| 738.600,00 | 93 | |
| 762.600,00 | 96 | |
| 772.600,00 | 98 | |
| 780.400,00 | 99 | |
| 787.600,00 | 100 |
A partir do momento que passa de 75%, precisamos observar se a quantidade de itens anteriores compreende de 10-20% do total de itens. Como, neste caso, foram dois itens anteriores (C e H), sabemos que 20% de 10 itens são 2 itens. Com esta constatação, podemos inserir tais itens dentro da classe A.
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | A |
| 494.000,00 | 62 | A |
| 616.400,00 | 78 | |
| 686.400,00 | 87 | |
| 713.400,00 | 90 | |
| 738.600,00 | 93 | |
| 762.600,00 | 96 | |
| 772.600,00 | 98 | |
| 780.400,00 | 99 | |
| 787.600,00 | 100 |
Definindo a Classe C
Para definir a classe C, fazemos o inverso da classe A, olhando para a tabela de baixo para cima, observando primeiramente a maior quantidade possível de itens (70%).
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | A |
| 494.000,00 | 62 | A |
| 616.400,00 | 78 | |
| 686.400,00 | 87 | ↑ (70% atingido) |
| 713.400,00 | 90 | ↑ |
| 738.600,00 | 93 | ↑ |
| 762.600,00 | 96 | ↑ |
| 772.600,00 | 98 | ↑ |
| 780.400,00 | 99 | ↑ |
| 787.600,00 | 100 | ↑ |
Agora, não é somente a quantidade de itens que importa, mas o valor de cada um precisa estar entre 5-10% do valor total.
[!important] IMPORTANTE!!! Como estamos “subindo” na tabela, a porcentagem será sempre o valor da linha superior da linha analisada subtraída dos 100%. Assim, ao analisarmos o item E (linha dos 70% atingido), a porcentagem não é 13 (100-87), e sim 22% ($100-78=22$).
Com a constatação acima, sabemos que 22% passa dos 10% do valor. Como podemos ir de 50-70% dos itens, podemos analisar os demais abaixo:
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | A |
| 494.000,00 | 62 | A |
| 616.400,00 | 78 | |
| 686.400,00 | 87 | ↑ (22% do valor - está fora) |
| 713.400,00 | 90 | ↑ (13% do valor - está fora) |
| 738.600,00 | 93 | ↑ (10% do valor - está dentro) |
| 762.600,00 | 96 | ↑ |
| 772.600,00 | 98 | ↑ |
| 780.400,00 | 99 | ↑ |
| 787.600,00 | 100 | ↑ |
Como o item G está dentro dos 50% de itens, e está dentro do valor, podemos então, afirmar que dele, para baixo, todos os itens são de classe C.
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | A |
| 494.000,00 | 62 | A |
| 616.400,00 | 78 | |
| 686.400,00 | 87 | |
| 713.400,00 | 90 | |
| 738.600,00 | 93 | C |
| 762.600,00 | 96 | C |
| 772.600,00 | 98 | C |
| 780.400,00 | 99 | C |
| 787.600,00 | 100 | C |
Classe B
Agora, é só preencher o restante com os itens de classe B.
| Valor total acumulado | % | Classe |
|---|---|---|
| 270.000,00 | 34 | A |
| 494.000,00 | 62 | A |
| 616.400,00 | 78 | B |
| 686.400,00 | 87 | B |
| 713.400,00 | 90 | B |
| 738.600,00 | 93 | C |
| 762.600,00 | 96 | C |
| 772.600,00 | 98 | C |
| 780.400,00 | 99 | C |
| 787.600,00 | 100 | C |
Como responder na prova?
Após realizar todos os cálculos e constatar as Classes de cada item, precisaremos preencher uma [[#Tabela de Pareto]] com base nas informações que chegamos.
| RESPOSTA | A | B | C |
|---|---|---|---|
| $% | |||
| IT % |
Agora é preencher as porcentagens que chegamos. O mais fácil de preencher, é a linha da porcentagem dos itens. Começaremos com ela:
| RESPOSTA | A | B | C |
|---|---|---|---|
| $% | |||
| IT % | 20 | 30 | 50 |
Temos tais porcentagens pois, de 10 itens, 2 são de classe A, 3 de classe B e 5 de classe C.
Para a porcentagem do dinheiro, temos que analisar da mesma maneira que identificamos as classes. Para a classe A de cima para baixo, para a Classe C de baixo para cima, e a classe B o restante.
| RESPOSTA | A | B | C |
|---|---|---|---|
| $% | 62 | 28 | 10 |
| IT % | 20 | 30 | 50 |