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Fordismo E Toyotismo

Conteúdo de Hoje

Henri Ford

Nasceu no campo mas sempre detestou o trabalho do campo e, incentivado pelo seu pai, foi para a cidade em busca de estudo. Se formou em Engenharia Mecânica e aos 47 anos, após anos de trabalho e networking, juntou uns sócios e montou sua própria fábrica, afim de que toda pessoa pudesse ter acesso aos carros

Na época, somente quem tinha muito dinheiro que podiam comprar os carros. E estes, por sua vez, não queriam deixar que a ralé tivesse acesso ao “bem” da época, e buscavam acabar com a fábrica do Ford. Até que ele, enfezado, desafiou as grandes fábricas da época, com um carro que ele construiu e que ele iria dirigir… o resto, é história.

Segunda Revolução Industrial - Produção em Massa (Fordismo)

Ford desenvolveu em sua fábrica o layout da Linha de Produção, que continham algumas características (boas e ruins):

  • Linha de Montagem
  • Uso de postos de trabalho
    • (como no filme “Tempos Modernos” onde um aperta parafuso, e no posto seguinte outro já martela algo…)
  • Estoques intermediários
    • Ficava nos espaços livres entre os postos
  • Monotonia do Trabalho
    • Acidentes que aconteciam pelo trabalho repetitivo causando sono
  • Arranjo físico
    • Disposição das unidades individuais de produção ←→ postos de trabalho e locais de armazenagem que contém relação entre si
  • Produtos em processo
    • Eles mesmos produziam as peças que utilizariam na montagem, podendo ser negociado de modo mais barato, tendo em vista que o custo era menor.
  • Balanceamento de Linha
    • Obter um equilíbrio entre carga de trabalho entre os operadores e os equipamentos, de maneira que todos os postos de trabalho demandem, aproximadamente, o mesmo tempo de execução.
  • Motivação
    • Por conta da alta produtividade, ele vendia mais, mas precisava de mais mão de obra. Assim, anunciava empregos com quase o triplo do valor da hora para a época.
  • Sindicato
    • Os sindicatos se mostraram presentes neste período, sobretudo para garantir jornadas de trabalho reduzidas, das quais os trabalhadores eram submetidos à uma rotina intensa de produção em massa.
  • Manutenção Preventiva
    • Ao invés de esperar uma máquina quebrar, era mais fácil consertá-la quando o problema era menor do que quando já estava toda sem funcionamento.
  • Controle Estatístico da Qualidade
    • Para garantir que os carros vendidos não dessem problema, as peças produzidas durante a linha de montagem precisavam ter um certo padrão e para isso, alguém que fizesse o controle deste padrão.
  • Fluxograma do processo
    • Enfim, para garantir que tudo fosse executado dentro dos conformes, criou-se o Fluxograma de Processos.

Toyotismo

  • Resgatou a essência dos artesãos no meio da indústria, sobretudo na questão de produzir - pois buscava executar o pedido do cliente corretamente.
  • Em 1930, lançou o 1º Carro, com a 2ª Guerra Mundial, pausou/interrompeu a produção.

Técnicas Implantadas na produção enxuta

  • J.I.T. (Just in Time)
    • É o Gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento.
    • No Japão não tinha espaço físico suficiente. Assim, o JIT serviu para o melhor gerenciamento de Matéria Prima. Enquanto Ford estocava de mais, Toyota estocava o suficiente.
  • Comakership (Cofabricação)
    • Um contrato, quase como um casamento, entre os fornecedores e a fábrica. Assim, as empresas crescem junto de seus fornecedores.
    • O termo pode ser traduzido como “Cofabricação”. Possuem um contrato de longo prazo, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se em várias fases do projeto, como:
      • Planejamento;
      • Custos;
      • Qualidade…
    • Possui a garantia do contrato de fornecimento de longo prazo e se enquadra no just-in-time, pois normalmente alocavam os fornecedores em “condomínios” na empresa.
  • Engenharia Simultânea
    • Logo após fechar com o fornecedor, o cliente já é o próximo a ter o seu contrato. Isto é, todas as partes da empresa se unem num contrato, como vimos na [[Aula 02 AAG001#^abc6e7]]
    • Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do Produto. Clientes e fornecedores são envolvidos com o objetivo de reduzir prazos, custos, problemas de fabricação e comercialização, e outros.
  • Tecnologia de Grupo
  • Consórcio Modular
    • Diversos processos trabalham juntos dentro de uma planta em seus respectivos módulos, para a montagem do produto.
  • Sistemas Flexíveis de Manufatura
    • São máquinas de controle numérico computadorizados (CNC) interligados por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.
  • CIM (Manufatura Integrada por Computador)

Introdução à Administração Geral Just In Time e Kanban