Introdução À Administração Geral
Durante as aulas teóricas desta matéria, o uso de celulares e notebooks é terminantemente proibido podendo, em caso de desobediência resultar em advertências.
[!important] Sistema de Advertências Você pode tomar até duas “advertências” durante sua vida acadêmica na FATEC, e uma terceira e última te expulsando → sendo elas as seguintes:
- Advertência Verbal do professor.
- Suspensão de três dias
- Expulsão da faculdade¹ ¹ Tal suspensão nega a oportunidade de você ingressar em qualquer outra faculdade pública do país.
Modelo Empresa
Legenda
- Mat - Materiais;
- Prod - Produção;
- Log - Logística;
- Mkt - Marketing;
- RH - Recursos Humanos;
- Fin - Financeiro;
- F - Fornecedor;
- C - Cliente;
- Sig - Sistema de Informação Gerencial (T.I.)
História da Administração
Até meados de 1764, os artesãos eram a “classe” que comandava a produção e operação de serviços, materiais e valores (de modo geral). Para CORRÊA E CORRÊA (2004), essa atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos para conceber bens e serviços visava atender a necessidade e desejos de qualidade, tempo e custo a seus clientes. Em outra definição, MARTINS E LAUGENI (2006) comentam que este conjunto de atividades levava um bem tangível a transformar-se em um outro bem de maior utilidade.
Vemos isso acontecer desde os primórdios da civilização, quando o Homem Primitivo polia a pedra a fim de torná-la um utensílio eficaz. Isso já é uma atividade de produção.
Não obstante, os textos de jornalistas, as pesquisas de acadêmicos, os códigos realizados pelos desenvolvedores, são exemplos de atividades de produção atuais e relevantes em nosso meio.
Os Artesãos surgiram com o passar do tempo, onde certas pessoas acabavam por se especializar na produção de certos bens, onde recebiam uma certa “ordem de serviço” com prazos de entrega, determinavam o preço, contratavam ajudantes$\dots$ Eram pessoas que trabalhavam de modo manual seja executando algum serviço ou produzindo algo físico e duradouro.
No entanto, com a criação da primeira máquina a vapor em 1764, invenção de James Watt, trouxe uma padronização dos produtos e os primeiros traços da Administração do modo que a conhecemos hoje, tal como a criação de quadros gerenciais, técnicas financeiras, técnicas de vendas e outros (MARTINS E LAUGENI, 2006). Essa criação acabou resultando na 1ª Revolução Industrial, que as máquinas a vapor contribuíram para uma gestão fabril sistematizada e os primórdios da indústria de produção de aço, que tinha o foco nas grandes ferrovias americanas (CORRÊA E CORRÊA, 2004).
Técnicas implantadas na Administração com a 1ª Revolução Industrial
- Padronização dos Produtos;
- Padronização dos Processos de Fabricação;
- Treinamento e Habilitação da mão de obra direta;
- Criação e desenvolvimento de gerência e supervisão;
- Desenvolvimento de Técnicas em planejamento e controle de produção;
- Desenvolvimento de Técnicas em planejamento financeiro;
- Desenvolvimento de Técnicas em planejamento para vendas.
Desenvolvimento de Técnicas em Planejamento e Controle de Produção
![[Desenvolvimento de Técnicas em Plan. e Controle de Produção|MRP e ERP]]
Frederick Winslow Taylor (1856-1915)
Engenheiro Mecânico, considerado o Pai da Administração Científica do trabalho. ^e9b091
Nascido em Germantown, Filadélfia/PA, filho de uma rica família. Foi educado por sua mãe, Annette Emily, em seguida, passou um ano e meio na Europa, estudando na França e na Alemanha.
Com 17 anos, em 1873, tornou-se aprendiz industrial em uma fábrica de bombas na Filadélfia, iniciando sua vida profissional, tendo se formado no curso de Engenharia Mecânica no Instituto de Tecnologia Stevens em 1883, quando já era supervisor e foi promovido a engenheiro-chefe.
Em 1890 trabalhou para a Investment Manufacturing Company como gerente geral e consultor em gestão. Após três anos neste cargo, abriu a própria empresa de consultoria, especializada na gestão de fábricas e custo de produção.
Foi por volta dessa época que desenvolveu uma nova concepção de administração, visando eliminar a prática da “restrição da produção”, pois defendia um “dia honesto de trabalho” cuja solução era medir - com máxima precisão possível, isto é, cientificamente -, os tempos necessários para a realização dos movimentos que os trabalhadores faziam em cada processo produtivo.
Anos depois (1903) na sua obra “Administração de Oficinas”, propôs a racionalização do trabalho por meio do estudo do tempo e dos movimentos, criando uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, estabelecendo uma padronização dos métodos e das ferramentas utilizadas para a eliminação de qualquer desperdício. Mais à frente, em 1911, no “Principles of Scientific Management” (Princípios da Administração Científica), definiu os quatro princípios fundamentais: ^0a6885
- Princípio do Planejamento; ^c0a8c4
- Princípio de Preparo dos trabalhadores; ^123243
- Princípio do Controle; ^d8d532
- Princípio da Execução ^890d65
Explicações abaixo retiradas do site Teoria Da Administração Científica de Taylor - Resumão completo (admunlimited.com)
Planejamento
Consiste em analisar o trabalho para se definir qual a melhor maneira de fazê-lo, isto é, planejar o trabalho, de forma a elaborar uma forma de substituir o empirismo pelos métodos científicos.
Preparo
Uma vez o trabalho planejado, agora deve-se escolher os trabalhadores de forma cientificamente seletiva. Em outras palavras, é importante colocar os operários certos nos lugares certos.
Nesta época da teoria da administração científica, não existiam estudos de perfis comportamentais, elementos motivacionais ou liderança para identificar onde colocar cada qual.
Por exemplo: eu não vou colocar um cara magrinho para carregar cimento o dia todo, ele não tem perfil para isto. Do mesmo modo, se eu preciso de alguém que entre em lugares apertados, eu não vou selecionar homens altos para este trabalho. Entende? É deste tipo de seleção, baseada na anatomia e físico dos operários, que eu estou me referindo.
Controle
Uma vez planejado e preparado o terreno, é preciso ficar “de olho” para que as metas traçadas realmente sejam cumpridas. Controlar, basicamente significa garantir que as coisas estão acontecendo como tem que acontecer.
Execução
A execução é a distribuição das responsabilidades e atribuições das tarefas, para que cada funcionário receba e execute sua responsabilidade da maneira que foi definida, garantindo assim a produtividade da tarefa e eliminando movimentos desnecessários para tais execuções.
Produtividade
Para aumentar a Produtividade dos trabalhadores, Taylor tratou de retirar o formato empirista¹ da fábrica para que todos trabalhassem em um padrão. Em outras palavras, ele quis substituir os métodos empíricos por métodos científicos.
[!tip] ¹Formato de trabalho empirista Cada operário trabalhava do seu jeito, fazendo o trabalho da maneira que achava correto.
Com o método científico trazido por Taylor com o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT), era necessário analisar a forma como o funcionário executava as suas tarefas, o seu trabalho. Não somente analisar, mas dar respostas práticas a retirar a fadiga causada pelo trabalho que, como está escrito pouco acima, visava remover movimentos desnecessários para diminuir o cansaço do funcionário.
Com a ORT, Taylor também trouxe a divisão de tarefas e especialização → pois o trabalho deveria ser o mais simples possível a fim de que o trabalhador não faça nada além do que apenas uma única coisa. E se alguém faz isso por muito tempo, ele se especializa. Para ele, isso era bom pois, como um funcionário se especializou em, exemplo, bater um martelo no prego, tendo se especializado, ele fará o serviço de modo mais rápido. ^d9d9a7
Todo o estudo que a ORT trouxe ainda é visto nos dias de hoje, como os estudos de tempos e métodos e a ergonomia, por exemplo.
Ergonomia
No ramo da computação, na intenção de diminuir a dor nos pulsos e futuras tendinites, existem diversos tipos de teclados ergonômicos que possuem configurações para deixar os braços, pulsos e mãos na posição mais confortável e natural → afim de que, não somente melhore a saúde da ferramenta de trabalho/trato com o computador, mas também que você possa trabalhar por mais tempo sem sentir dores.
Jules Henri Fayol (1841-1925)
Engenheiro, grande gestor e pesquisador, criador da teoria Clássica da Administração.
Nascido em Istambul, Turquia. Seu pai, de mesma profissão, trabalhou como superintendente das obras da ponte de Gálata na sua cidade natal.
Em 1847 sua família voltou para França, onde estudou engenharia de Minas em Saint-Étienne, concluindo o curso em 1860. Com 19 anos, começou a trabalhar em uma mineradora de carvão que se encontrava à beira da falência; mas seu trabalho como gestor levou a empresa a um novo patamar de resultados. Em 1888 foi promovido a diretor onde permaneceu até 1918.
Em 1916 publicou “Administration Industrielle et Génerale” onde o autor comenta que a Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos e que, para o gestor atingir seus objetivos deve seguir cinco princípios gerais: ^992846
- Previsão
- Organização
- Comando
- Coordenação
- Controle
[!quote] FAYOL, H. Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar
Os Cinco Princípios da Administração
retirados do site: 14 princípios de Fayol: uma das principais teorias de gestão empresarial (tuacarreira.com)
Prever
- O administrador deve analisar a situação e visar os objetivos da empresa. Dessa maneira, ele entende quais são os meios e caminhos necessários para alcançar os objetivos.
Organizar
- O líder é o responsável pelo controle da organização. Ou seja, da operacionalização do planejamento realizado anteriormente. A organização é realizada através da coordenação dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa.
Comandar
- O líder é aquele que aponta a direção a ser seguida. Assim, esta é uma função ligada diretamente ao hierarquia de poder de uma empresa.
Coordenar
- Outra função da administração é também a harmonização dos conflitos existentes e/ou resultantes da gestão. É, portanto, uma visão de todo o funcionamento da empresa.
Controlar
- É função do líder verificar se as operações realizadas estão dentro dos princípios e regras da empresa. Também se as operações estão dentro das legislações vigentes. Trata-se, portanto, de verificar se os padrões estabelecidos estão sendo cumpridos.
Os Quatorze Princípios da Gestão
No mesmo livro, de 1916, Fayol comenta os 14 princípios de Gestão, fundamental para quaisquer estudantes de administração.
- Divisão do Trabalho
- Autoridade e responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de comando
- Unidade de direção
- Prevalência dos interesses gerais
- Remuneração
- Centralização
- Hierarquia
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade
- Iniciativa
- Espírito de Equipe
Estrutura Organizacional
A Estrutura Organizacional Funcional é embasada na qualificação do trabalho onde, por meio de uma divisão hierárquica e funcional de cada setor e/ou departamento. Essa divisão aponta quais atividades serão executadas pelos empregados de cada setor, com hierarquias e processos bem definidos.
Sendo um modelo sólido de gestão, é uma ótima base para iniciar uma empresa podendo ser adaptada a diferentes tipos de negócios, inclusive podendo adequar configurações próprias paralelas ao modelo funcional tradicional. As vantagens desta estrutura incluem:
- Especialização e Capacitação
- Tendo em vista que os setores são bem definidos, é muito mais fácil de capacitar um novo funcionário e auxiliá-lo a se especializar naquele setor ou tipo de função.
- Harmonia no trabalho
- Minimizando os conflitos com o sistema hierárquico, pois cada atividade é pensada e distribuída inicialmente fazendo com que a própria empresa se assemelhe com uma máquina bem estruturada para realizar qualquer serviço que lhe for passada.
- Padronização; e outros